V Comando
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Redução de índice de roubo a ônibus é resultado de investigação e combate ao tráfico, diz comandante

Ir para baixo

Redução de índice de roubo a ônibus é resultado de investigação e combate ao tráfico, diz comandante Empty Redução de índice de roubo a ônibus é resultado de investigação e combate ao tráfico, diz comandante

Mensagem  Admin Qui Out 21, 2010 11:18 pm

DANA CAMPOS
Ascom/PM


Redução de índice de roubo a ônibus é resultado de investigação e combate ao tráfico, diz comandante 413

O comandante geral da Polícia Militar, o coronel Osmar Lino Farias, atribuiu a queda no índice de roubo a ônibus em Cuiabá, de aproximadamente 37%, ao trabalho intenso de investigação, realizado pelo Serviço de Inteligência da PM e ao combate maciço ao tráfico de entorpecentes, desencadeado pelas unidades da corporação, em cumprimento ao Programa de Ação de Segurança (PAS).

De acordo com os dados apresentados pela Associação Mato-grossense de Transportadores Urbanos (AMTU), na manhã desta quinta-feira (21.10), no Comando Geral da PM, em 2005 o número de ocorrências de roubo a ônibus foi de 820. Neste ano, até a última quarta-feira (20.10), foram 513 registros, que representa uma queda de 37,43%.

“O nosso trabalho é de repressão e prevenção ao crime. Uma ação preventiva está associada ao trabalho de monitoramento dos tipos e locais onde os delitos são cometidos. Essa queda é resultado desse trabalho direcionado”, pontuou o coronel Farias. Segundo o comandante, para que haja esse trabalho focado, a Polícia Militar necessita do apoio da população repassando informações importantes sobre delitos e acionando a PM para que sejam registradas as ocorrências.

“Nós não temos um efetivo para atender tudo e todos ao mesmo tempo. Por isso, a necessidade de se fazer um trabalho mapeado. Para que isso ocorra, nós precisamos da colaboração da sociedade, por meio de denúncias e acionamento via telefone. Sem elas a PM não tem ideia de que essa ou aquela região necessita de um trabalho mais intensificado e pontual”, explicou o coronel Farias.

Para o gestor de segurança da AMTU, Raimundo Silva Santos, a queda está diretamente ligada ao combate ao tráfico de drogas realizado pela Polícia Militar e demais órgão de segurança, em cumprimento ao PAS 01. Conforme dados do Comando Regional de Cuiabá (CR I), antes das ações do PAS, de janeiro deste ano ao dia 19 de abril, foram 3.691 papelotes e trouxinhas de drogas apreendidas pela PM. A partir do lançamento do programa, em 20 de abril, esse número subiu 8.857. Com a condução de 1.150 pessoas à delegacia por tráfico de drogas. De janeiro até o dia 12 deste mês já foram 417 ‘bocas de fumo’ estouradas.

“O roubo a ônibus é cometido geralmente por crianças e adolescentes, com idade entre 13 e 21 anos, que estão envolvidos direta ou indiretamente ao tráfico de drogas. Elas vão e cometem o crime para sustentar o vício ou pagar uma dívida numa ‘boca de fumo’”, disse.

Ao comemorar o resultado positivo alcançado pela PM, o gestor fez um alerta ao comandante geral. “É possível que essas pessoas estejam agindo em outros tipos de crimes como, roubo a farmácias e postos de combustíveis”, analisou. O coronel ouviu o alerta e ponderou. “A Polícia Militar já está atuando no combate a esses delitos, por meio dos Serviços de Inteligência. Mas verificamos que é muito difícil que essas quadrilhas de roubo a ônibus atuem em mais de um tipo de crime. Aquele criminoso que atua num tipo de delito dificilmente vai agir num outro. São modus operandi diferentes”, avalia.

DENÚNCIAS – A Polícia Militar de Mato Grosso pede o apoio à população, de maneira que acione as unidades de policiamento militar, por meio dos telefones: 190 e 0800-65-3939. “Através desses números a PM tem condições de fazer um mapeamento e levantamento dos crimes. Além disso, as denúncias feitas pela sociedade também possibilitam à Polícia Militar um planejamento estratégico no combate aos crimes mais cometidos, nas regiões com maiores índices de ocorrências”, diz o comandante do Comando Regional I, em Cuiabá, o coronel Zaqueu Barbosa.


Fonte: Policia Militar de Mato grosso
Admin
Admin
Admin

Mensagens : 87
Data de inscrição : 05/09/2010
Localização : Barra do Garças, MT

http://zero-tolerancia-zero.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos